8.5.09

A stipa

Há já alguns anos que observava com curiosidade a Stipa gigantea.

















Tinha também tentado por diversas vezes trazer algumas plantas para instalar no jardim ou no viveiro, mas sem sucesso. Quando estive em Londres, observei com alguma curiosidade um canteiro com Stipa e Pennisetum nos jardins de Hampton Court.
















O ano passado, finalmente consegui umas plantas que transplantei para o jardim. Este ano, deram sinal de vida e espero que poder desfrutar da sua floração ainda este ano.


















Esta é uma planta de enorme potencial ornamental que é frequentemente menosprezada por ser muito comum e rústica.

2 comentários:

teresa g. disse...

Como muitas das nossas gramíneas! Em relação aos Pennisetum já tenho bastante desconfiança, o Pennisetum setaceum é invasor na Califórnia, que tem um clima semelhante ao nosso, e creio que também na Austrália. Há alguns anos experimentei o Pennisetum villosum no meu jardim e ainda não me consegui ver livre dele, parece-me também um pouco agressivo. É uma pena que as nossas sejam tão menosprezadas, quando os outros já as utilizam frequentemente (também as Brizas, o Lagurus ovatus, o Agrostis nebulosa, etc)

(Não costumo fazer muitos comentários, mas acho o vosso blog muito interessante)

João disse...

Olá Teresa

Muito obrigado pelo contributo para o nosso blog.

Realmente as nossas gramíneas têm um grande potencial ornamental. Muitas são difíceis, mas deveriam ser mais estudadas e testadas.

Aqui no jardim só temos, para já, as Stipas noutro jardim já tivemos Brizas e Agrostis nebulosa que apanhamos no campo. O espaço é pouco e a exposição solar não é a mais favorável para as gramíneas.

As gramíneas exóticas neste jardim ainda não têm lugar.

Aguardamos os seus comentários.