20.4.10

O que fazer com esta peste?


Não me consigo ver livre desta erva? Estou farto dela.
Próximo passo, RoundUp....

8 comentários:

Esteva disse...

A mim parece-me que o vosso jardim está um mimo e não aconselho nada recorrerem ao round up. É um herbicida ética e ecologicamente questionável. Porque não cortam essas plantas ou as arrancam? Desculpem o "bitaite".

Parabéns, já agora, pelo blogue e pelo jardim.

João disse...

Obrigado Esteva pela sugestão.
Essa e outras, são sempre bem recebidas.

Eu compreendo os seus receios em relação ao Roundup, e partilho parte das preocupações.

O problema é a guerra com as ditas plantinhas, a guerra tem sido muito dura e dura à muitos anos.
Inicialmente, optámos por limpar manualmente todo o solo do jardim, foram muitas semanas a escolher palmo a palmo a terra do jardim, arrancámos milhares de cebolas, mesmo assim elas voltam sempre.
Por muito que se corte ou arranque, ficam sempre propágulos / cebolas no solo que permitem à planta re-infestar o jardim, além disso, existe um quintal ao lado que reforça a contaminação pela dispersão de sementes.

Depois, as plantinhas têm um cheiro a cebola que tresanda.

Enfim, nem sempre é fácil manter o jardim em condições.

Temos que fazer uma alteração no desenho do jardim e por isso aproveitamos para exterminar estas plantas e colocar um novo relvado/prado.

Mais uma vez obrigado pela visita e volte sempre.

Esteva disse...

Olá, novamente!

Eu também tenho montes de daninhas, mas optei por tolerá-las, dava muito trabalho lutar contra elas. Basicamente, o que eu faço é cortar a "relva" (entendida no sentido lato de grande mistura de coisas verdes a crescer, com uma predominância de relva e graminha) quando elas começam a aparecer. Pelo menos as vossas são mais bonitas do que as minhas :).

Se são de cebola, deve ser mesmo difícil dar cabo delas, a não ser que se lavre profundamente a terra e se garanta a eliminção total de cada pedaço de cebola. Se forem como outras plantas bolbosas, nem é preciso ficar o bolbo inteiro na terra, basta um pedaço... Vai ser uma tarefa árdua, mas desejo-vos a melhor das sortes.

Abraço!

João disse...

O nosso problema foi mesmo o desleixo no corte da relva, tanto que até apanhamos um azevinho a nascer no relvado.
Agora pagamos a fava...

Quanto às infestantes no relvado ou melhor prado, por regra não nos preocupam.

As cebolas só incomodam por causa do cheiro, e mesmo que se eliminem, temos um banco de sementes num jardim próximo que se encarregará de repor as cebolas no nosso jardim.

Mais uma vez obrigado pela visita.

Esteva disse...

Quando comprámos esta casa, há 6 anos, o silvado era tanto que nem distinguíamos uma vetusta figueira gigante que por cá está. Na nossa ignorância e inexperiência atacámos com o roundup. Mas depois de ler muito sobre isso na net em blogues como o "quinta do sargaçal", que recomendo muitíssimo, nunca mais comprei químicos para combater fosse o que fosse. Há sempre um blogue com boas ideias biológicas, se não para erradicar pragas, pelo menos para as menorizar.

A minha maior praga são as lesmas e caracóis. Mas para estes há poucas receitas.E por causa deles demo-nos ao trabalho de fazer um microlago para rãs e sapos para os comer! Este foi o 1º ano em que os sapos apareceram de moto próprio. Vamos lá ver se a coisa corre bem :)...


Abraço.

João disse...

Boa noite

Para as lesmas pode usar pequenas armadilhas, copos com o rebordo ao nível do solo cheios com cerveja.

Parece-se que pode ajudar em casos de ataques mais severos, pode também optar por colocar telhas ou vasos protegidos que servem como abrigo, os caracois escondem-se lá e depois é só tratar deles.

Mais uma vez obrigado pela visita.

Esteva disse...

Pois, o problema é o "tratar deles"...Eu sei que é ridículo, mas a única coisa que consigo fazer é sacudi-los e dizer todos os palavrões que uma vida no grande Porto me ensinou :) Não são muito eficazes, mas sabem bem, eheh. Costumo plantar as coisas mais sensíveis dentro de rodelas das garrafas de plástico. Deste modo consigo ter alfaces. E depois tento pensar como os gregos: uma parte para mim, outra para os deuses, quero dizer, para os caracóis :). Obrigada pela dica da cerveja, um dia destes rodeio as dálias de piscinas da coisa. Antes cerveja que maduro tinto.

(não me agradeça as visitas, é mesmo um prazer, já há algum tempo que cá vinha, precisava era de pretexto pra botar faladura)

Anónimo disse...

Evitem o RoundUp - sachando com regularidade, consegue-se "dominar" as ervinhas.
Parabéns pelo blog.
Michele